Ser Irmão Hospitaleiro é um modo concreto de seguir Jesus Cristo, segundo o exemplo de S. João de Deus, consagrando a vida ao serviço dos doentes, dos pobres e dos mais necessitados. É uma vocação vivida na Igreja como resposta livre a um chamamento que nasce do encontro com o sofrimento humano e do desejo de cuidar com proximidade, respeito e misericórdia.
Seguidor de S. João de Deus.
A vida do Irmão de S. João de Deus desenvolve-se em comunidade, na partilha da oração, da missão e da vida fraterna, e concretiza-se através dos votos de pobreza, castidade, obediência e hospitalidade. Estes votos expressam uma entrega total da vida a Deus no cuidado dos outros.
Um processo de acompanhamento vocacional
Quem sente o desejo de ser Irmão é convidado a iniciar um processo de acompanhamento, durante o qual vai conhecendo progressivamente os valores e as atitudes que definem a vida do Irmão Hospitaleiro, discernindo se se identifica com esse modo de viver.
O desenvolvimento deste processo depende da situação pessoal de cada candidato e segue as orientações do documento Projeto de Formação do Irmão de S. João de Deus, adaptando-se às condições concretas de cada pessoa, à sua idade, ao contexto cultural, social e religioso em que se insere.
Início do processo
Quando uma pessoa manifesta o desejo de ser Irmão de S. João de Deus, entra normalmente em contacto com um animador vocacional, a nível local ou provincial. A missão do animador consiste em apresentar a natureza da vocação do Irmão na Igreja e ajudar a pessoa interessada a confrontar as suas qualidades, talentos e motivações com os valores e exigências da vida e da missão hospitaleira.
Este primeiro acompanhamento realiza-se, habitualmente, através de entrevistas pessoais, da visita a uma comunidade de Irmãos e da participação em algum serviço concreto no âmbito social ou da saúde, inserido nas realidades da Ordem.
Programa de acompanhamento vocacional
Se, após esta primeira experiência, a pessoa decidir aprofundar o discernimento da vocação de Irmão, passa a integrar um programa de acompanhamento vocacional organizado no âmbito provincial e conduzido por um animador vocacional.
Este programa tem como objetivo ajudar a pessoa a discernir a sua vocação de Irmão de S. João de Deus, tendo sempre em conta as necessidades individuais de cada candidato. Está adaptado à idade, ao perfil académico e à situação pessoal de cada um.
O acompanhamento inclui:
- Entrevistas regulares com o Irmão responsável
- Encontros com outros candidatos
- Aprofundamento da vida cristã
- Estudo dos documentos da Igreja e da Ordem
- Participação regular na vida de uma comunidade de Irmãos
- Algum trabalho apostólico ao serviço dos pobres
O discernimento realizado neste percurso pode conduzir à decisão de pedir o início do processo formal de formação como Irmão de São João de Deus.
Processo de formação do Irmão de S. João de Deus
O processo de formação do Irmão de S. João de Deus desenvolve-se em várias etapas, durante as quais o Irmão vai configurando progressivamente a vocação a que foi chamado e preparando-se para a viver de forma plena.
Durante todo o tempo de formação, o jovem é acompanhado por Irmãos formadores, que o ajudam a discernir o chamamento à Hospitalidade a partir da experiência concreta, da oração e da vida comunitária.
Postulantado
É a primeira etapa do processo formativo. Consiste numa experiência de aproximação à Ordem, vivida através de um serviço concreto numa realidade social ou da saúde e da integração numa comunidade, permitindo descobrir a vida fraterna e a vida de oração.
Noviciado
Esta etapa tem a duração de dois anos e tem como objetivo estabelecer as bases da vocação e da espiritualidade do Irmão de São João de Deus. É um tempo privilegiado de escuta de Deus, de oração e de conhecimento profundo da Ordem. No final do noviciado, e se o candidato for considerado apto, poderá emitir os votos simples de pobreza, castidade, obediência e hospitalidade.
Escolasticado
Após a emissão dos votos simples inicia-se a etapa do escolasticado, com a duração de seis anos. Durante este período, o Irmão frequenta estudos na área da saúde, social ou teológica, preparando-se para a missão de serviço na Ordem. No final desta etapa, e havendo confirmação mútua, realiza-se a profissão de votos solenes, compromisso assumido para toda a vida como Irmão de São João de Deus.
Após a profissão solene, o Irmão encontra-se disponível para ser enviado a colaborar onde a Ordem considerar oportuno, ao serviço da Hospitalidade.
Formação permanente
A formação do Irmão de S. João de Deus não termina com a profissão de votos. Ao longo de toda a vida, o Irmão é chamado a continuar a sua formação humana, espiritual e profissional, para permanecer disponível, preparado e fiel à missão que lhe foi confiada.
Viver a Hospitalidade é um caminho que se renova todos os dias.