Após a eleição, ontem, do novo Superior Provincial e do seu Conselho para o quadriénio 2026-2030, o 31.º Capítulo Provincial da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus viveu hoje o seu último dia de trabalhos, marcado pela consolidação das decisões tomadas e por um forte apelo à fidelidade criativa ao carisma.
A manhã iniciou-se com as Laudes, seguindo-se a aprovação do documento final sobre a Vida dos Irmãos e dos restantes documentos orientadores para o quadriénio 2026-2030, consolidando o caminho discernido ao longo destes dias. Procedeu-se ainda à votação da modalidade do XXXII Capítulo Provincial, culminando na sessão de encerramento e na Eucaristia final.
Um Capítulo espiritual, sinodal e participado
No seu discurso de encerramento, o Superior Geral, Ir. Pascal Ahodegnon, começou por agradecer a Deus pela “rica experiência de hospitalidade, comunhão e sinodalidade” vivida ao longo do Capítulo, sublinhando que este foi, desde o início, um verdadeiro evento espiritual, sustentado e acompanhado pelo Espírito Santo.
Destacou a forte participação dos colaboradores, quer na fase preparatória, quer nos dias de trabalho, tornando mais visível uma Igreja e uma Ordem verdadeiramente sinodais.
Sublinhou a importância de continuar a fortalecer a vida espiritual e fraterna dos Irmãos e das comunidades e a necessidade de reorganizar e reestruturar algumas obras para que estejam plenamente adequadas à missão, abrindo-se às novas realidades emergentes, sem perder nunca de vista a solidariedade para com os mais vulneráveis.
Encorajou também a revitalização da Escola de Hospitalidade, reforçando que tanto Irmãos como colaboradores são chamados a ser transmissores vivos do carisma.
Caminhar com audácia e sem medo
Num tom profundamente pastoral e mobilizador, o Superior Geral apelou à consolidação da presença carismática da Província e ao avanço no processo de unificação com a Província de Espanha, bem como ao discernimento atento do futuro de Timor-Leste, com reforço da liderança local.
Dirigiu palavras de agradecimento ao novo Superior Provincial e ao Conselho agora eleitos, bem como a todos os que serviram a Província neste mandato, ao facilitador do Capítulo, Pe. Adelino Ascenso, às comissões e colaboradores e a todos os que tornaram possível o bom andamento dos trabalhos.
Concluiu com um forte apelo espiritual: manter “as mãos abertas, os corações ardentes e o olhar voltado para o futuro”, recordando que a Hospitalidade é mais do que um serviço, é sacramento do encontro, ministério de fraternidade e ato profético de cura num mundo dividido.
Descreveu o Capítulo como rico, fraterno e estimulante, vivido sob a ação do Espírito Santo, e terminou com uma exortação simples e firme:
“Vamos sem medo!”
Assim se encerra o 31.º Capítulo Provincial, não como ponto final, mas como início de um novo tempo de responsabilidade e renovação da missão ao serviço da Hospitalidade.